Estudantes de Farmácia promovem ação de conscientização sobre tuberculose em comunidade

No último sábado (4/5), estudantes do curso de Farmácia Semipresencial visitaram a Comunidade Saubinha para realizar uma atividade extensionista com o tema “Tuberculose: Prevenção é a Melhor Estratégia.” A ação foi organizada em parceria com o Instituto de Medicina Tropical de Coari e começou com uma palestra ministrada por Suely, uma das responsáveis pela campanha de combate à tuberculose no município.

Após a palestra, os estudantes ofereceram atendimento aos moradores, além de encaminhá-los para exames. Durante a ação, os acadêmicos aproveitaram a ocasião para presentear as mães da comunidade em antecipação ao Dia das Mães.

A aluna Gleiciane Silva ressaltou a importância de discutir a tuberculose com os moradores da Comunidade Saubinha. “O objetivo foi conscientizar sobre a doença, pois a comunidade tem dois casos ativos. Apresentamos uma palestra sobre prevenção, tratamento, tipos de tuberculose, sintomas e meios de transmissão,” explicou.

Houve também atendimento médico com a Dra. Stefany Peres, que solicitou exames e realizou consultas de rotina para os presentes.

Reconhecendo a importância dessa iniciativa para a comunidade local, a Secretaria Municipal de Comunicação, em parceria com a Faculdade Metropolitana de Coari (Fametro), realizou a cobertura do evento para aumentar o alcance da ação e incentivar a comunidade a participar de questões de saúde pública.

Siga-nos no