Cimento: O pilar histórico da humanidade

Nossas vidas seriam muito diferentes sem a existência do cimento, material fundamental para a construção das obras ao nosso redor. Você já parou para pensar na história do cimento e como ele se tornou crucial para a engenharia moderna?

Surgimento do cimento

O cimento é um pó fino com propriedades de ligação, utilizado para diversos fins, como argamassa, reboco de parede e fabricação de concreto. Sua origem remonta ao Antigo Egito, milhares de anos atrás, quando uma mistura de gesso calcinado foi usada para erguer monumentos. Durante os impérios gregos e romanos, o solo vulcânico foi empregado na construção de estruturas como o Coliseu e o Panteão, em uma forma primitiva do cimento moderno.

A partir do século XVIII, em 1756, o engenheiro inglês John Smeaton desenvolveu um produto mais resistente ao calcificar calcários moles e argilosos. Em 1824, Joseph Aspdin patenteou o cimento Portland, uma mistura de pedras calcárias e argila queimada que, ao entrar em contato com a água, endurece e cria uma base sólida para a construção moderna.

Origem no Brasil

No Brasil, no final do século XVIII e início do século XIX, várias pequenas fábricas tentaram produzir cimento, mas o baixo volume e a concorrência com o cimento importado levaram ao fracasso. A mudança veio em 1924, quando a Companhia Brasileira de Cimento Portland abriu uma fábrica em São Paulo.

Em 1926, as primeiras toneladas de cimento brasileiro chegaram ao mercado, reduzindo a dependência do produto importado. Esta evolução marcou a consolidação da indústria do cimento no Brasil, praticamente eliminando a importação.

O nascimento do cimento na região Norte

A história do cimento na Amazônia começou em 1959, quando a Cimentos do Brasil S/A (Cibrasa) foi criada em Capanema.

Atualmente, a fábrica pertence ao grupo cearense João Santos, após ter passado por outros proprietários, incluindo o ex-governador do Amazonas, Gilberto Mestrinho.

Engenharia Civil na Fametro

O curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Fametro é voltado para a prática e oferece uma sólida formação teórica. Os alunos aprendem desde a criação de projetos até a gestão de obras. O curso também promove estágios e projetos comunitários, garantindo uma formação completa e focada no mercado de trabalho.

Siga-nos no